março 16, 2012

Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência...

E aí, galera? Tudo certinho? ;-) Então vamos blogar...

Walcyr Carrasco é, sem dúvidas, um dos maiores autores de novelas, e é inquestionável o reconhecimento profissional que adquiriu. Talvez você não tenha reparado, mas ele criou sua própria fórmula de fazer novelas, e assim, colecionou obras de sucesso, com alta audiência, principalmente em novelas da faixa das 18 horas.
Se formos analisar os seus maiores sucessos na Rede Globo - "O cravo e a rosa", "Chocolate com pimenta", "Alma Gêmea", "A Padroeira"... Não é difícil desvendar sua fórmula, pois notaremos, de cara, algumas semelhanças, como, por exemplo, elas serem todas novelas de época.

Caso muitos não saibam, Walcyr Carrasco não fez novelas só na Globo: "Fascinação" - uma das novelas de sucesso do SBT, e uma das histórias mais incríveis que eu já vi, é de sua autoria. Hoje quero falar de algumas semelhanças que, há anos, notei entre "Fascinação" e "Chocolate com Pimenta".
Por coincidência, ou não, "Fascinação" acabou de ser exibida pela terceira vez no SBT, e "Chocolate com pimenta" começou a ser exibida, também pela terceira vez, na Globo. As duas são, sem dúvida, ótimas novelas, porém, é evidente que Walcyr Carrasco se inspirou em "Fascinação" para vários pontos fortes de "Chocolate com pimenta". Já muito comentam que um autor copia o outro, e que eles copiam tramas de filmes, etc, mas queridos e queridas visitantes do meu blog: Walcyr Carrasco gosta de copiar a si mesmo! Talvez por amar tanto suas ideias, gosta de repeti-las, ao invés de ter outras novas...rs

Vou mostrar, de um modo direto, as semelhanças entre "Fascinação" (1998) e "Chocolate com Pimenta"(2003):

1. Ambas são novelas de época, se passam entre 1920 e 1930.
2. A protagonista de "Fascinação" chama-se Ana Clara, e a de "Chocolate com Pimenta", Ana Francisca.
3. As duas Anas são moças puras, de respeito (de família), ingênuas, doces, inteligentes, bem humildes, trabalhadoras, e cheias de fé.
4. Quando as protagonistas se apaixonam, e se entregam, suas vidas mudam completamente.
5. A cena em que as Anas perdem a virgindade, é praticamente idêntica: Tanto em "Fascinação" quanto em "Chocolate com pimenta", o carro do amado pára de funcionar enquanto uma forte chuva cai. O galã convence a mocinha, com juras de amor, a se entregar, e é isso que acontece.
6. Tanto Ana Clara, quanto Ana Francisca, engravidam nesse dia.
7. Um dos grandes conflitos das novelas também é idêntico: As protagonistas não conseguem avisar o amado que estão grávidas, e encontram apenas a responsável (Em "Fascinação", a mãe do protagonista; em "Chocolate com Pimenta", a tia.), e em ambos os casos, elas enganam as moças, e escondem a verdade dos moços, ou seja, eles não sabem que são pais. Elas fazem isso pois as Anas são humildes, sem classe, sem dinheiro... ao contrário dos galãs.
8. Com o sofrimento, vem o amadurecimento, e as duas protagonistas perdem um pouco da doçura, ostentando um desejo de vingança aos que fizeram elas sofrerem.
9. Uma das grandes reviravoltas das tramas, é quando, em ambas as novelas, a protagonista casa com um amigo, muito mais velho, e muito rico e poderoso, que casa apenas para ajudar a sofrida mocinha. O que motiva as mocinhas a aceitar, também é o mesmo motivo: o filho.
10. Os "bons Samaritanos" morrem, deixando as mocinhas viúvas, e disponíveis para os galãs.
11. Os filhos das protagonistas têm nomes bem comuns, e de santos: Francisco ("Fascinação") e Antônio ("Chocolate com Pimenta").
12. Durante toda novela, mocinhas e galãs vivem entre tapas e beijos, tendo momentos de fortes brigas, e outros de envolvimentos ardentes.
13. O que ajuda os casais a serem felizes para sempre, é que, no final, o galã descobre que é pai do menino que achava ser de outro.

Há, ainda, outras semelhanças pequenas e sem muita importância, mas que servem pra ajudar a traçar o perfil das histórias do autor: Como a forte presença de certos personagens secundários, como delegados e padres, que sempre são fundamentais para o desenrolar da novela. Além das damas ricas terem uma grande tendência a acabarem pobres, na sarjeta.
Outro fato que é fácil identificar nas novelas de Carrasco na Globo, é o elenco repetitivo. Elizabeth Savalla e Drica Moraes eram rostos certos, e tinham sempre personagens fortes, com bordões, consagrando as atrizes (que, sem sombra de dúvidas, são ótimas atrizes).

Claro que, no geral, as novelas são bem diferentes - "Fascinação" tem um drama que gira em torno de muitas cenas de emoção e sofrimento, já "Chocolate com pimenta" é um drama que tem muitas cenas de comédia e trapalhadas.
Mas não dá pra negar os pontos de uma que serviram de "inspiração" para a outra. Usar uma obra sua para "inspirar" uma nova, dessa forma que o Walcyr Carrasco fez, é, no mínimo, curioso... O que será que ele pensou? Quem sabe, algo tipo: "Ah, a minha história em 'Fascinação' era muito boa, mas não teve a audiência que terei na Globo, então vou aproveitar as melhores partes...".

E você, já identificou semelhanças fortes assim?

2 comentários:

Marcelo disse...

Está tudo tão bem explicado, e as semelhanças estão tão bem pontuadas, que é inquestionável... Ótimo texto.

Anônimo disse...

Outro ponto q esqueceram de mencionar é q, antes de separarem os casais, as responsáveis ofereceram dinheiro pras mocinhas abandonarem os rapazes e elas recusaram

Postar um comentário

 

Copyright © 2013 - Blog Claudia Lauper. Template criado por Volverene (Templates Block) e editado por Rodrigo Saraiva.